quarta-feira, 13 de abril de 2011

Um passo de cada vez...

Como todos já sabem, estou em Recife, buscando novas alternativas de recuperação. Essa semana passei por uma nova avaliação oftalmológica e o médico me deixou mais otimista.

Pra que todos entendam, meu tratamento se divide em 02 fases: a primeira fase consistia em salvar o olho, porque existia iminente risco de perdê-lo e aí eu necessitaria usar uma prótese; a segunda fase consiste em recuperar a visão.

A boa notícia é que estou saindo da primeira fase, ou seja, não corro mais o risco do olho atrofiar, entrar em falência. Segundo os médicos, meu olho está tendo uma melhora surpreendente. Tudo está voltando a normalidade aos poucos. Agora é correr atrás das possibilidades de visão.

Terei que passar por uma nova cirurgia daqui a 01 mês, para retirar uma catarata que se formou. Chama-se catarata traumática. E tentarão reposicionar meu cristalino que se deslocou com o trauma. Passada essa fase, terei que me submeter a uma outra cirurgia para tentar recuperar a retina, que sofreu um grave descolamento. Essa será a cirurgia decisiva, porque caso não dê certo, continuarei sem enxergar por este olho.

Diante de tudo isso o grande receio é quanto aos riscos, que existem e não são tão pequenos assim. Me submeter a novas cirurgias pode gerar uma regressão do quadro, o olho pode descompensar novamente e aí eu perderia tudo o que recuperei até então. Porque toda cirurgia é um procedimento agressivo ao organismo, com risco de complicações. E é por isso que preciso esperar mais 01 mês até a próxima cirurgia, pois é necessário o olho desinflamar totalmente para que os riscos diminuam.

O caso é bem delicado. Não imaginava que fosse tão delicado assim. Mas sigo otimista e falo isso honestamente. Enquanto existir chances estarei tentando. Só o fato de ter conseguido sair da primeira fase de risco, já é uma grande vitória. Todos os dias, ao me olhar no espelho, vejo uma melhora, que pode parecer até pequena para os outros, mas que para mim é enorme. Vejo meu olho lutando pra continuar vivo, funcionando. Desde que tudo aconteceu não tive nenhuma complicação, nenhuma piora, nenhuma regressão do quadro. Só coisas boas vem me acontecendo. Por isso estou me prendendo ao que está acontecendo de bom, a evolução gradativa, e não ao que pode acontecer de mau. Sofrer por antecipação é incoerente.

Por essas e outras agradeço todos os dias. Agradeço a Deus e aos espíritos protetores, pela assistência e oportunidade de crescimento moral. Agradeço a minha família e aos amigos, pelo amor e amizade que me fortalecem todos os dias. E por fim, agradeço a minha serenidade e fé, pois se eu não me permitisse estar disposto a compreender tudo o que estou passando, eu não teria forças para superar o sofrimento.

Um comentário:

  1. Um passo de cada vez... e na companhia de muita gente que te ama e só quer teu bem.
    Abraço imenso e forte mesmo estando distante enquanto digito essas palavras,
    Waldez

    ResponderExcluir